Benefícios e Vantagens da Terracota

ref-301-ladrilho-20x20-cm-desenformado-a-areia-terraco-de-piscinaQuando escolhe um pavimento tem muitas opções, entre as quais a terracota ou tijoleira manual. Diversos factores distinguem a terracota dos outros tipos de pavimento, e embora o efeito visual, resultado decorativo seja um dos que o consumidor mais leva em conta, a verdade é que a terracota tem inúmeras vantagens.
O chamado ladrilho é muito versátil, e pode ser usado tanto em terraços como em salas de estar, quartos, cozinhas, casas de banho, qualquer divisão da sua habitação. Também pode ser combinado com pedra, madeira ou outros materiais. Enfim, o limite é a sua imaginação.
Seguem-se alguns benefícios e vantagens do seu uso:

  • FÁCIL MANUTENÇÃO

    Depois de aplicado e tratado, o ladrilho em terracota não requer nenhuma manutenção especial, já que fica impermeabilizado, possibilitando uma fácil limpeza.

  • VERSATILIDADE

    A terracota pode ser aplicada no chão em qualquer parte da casa, ou estabelecimento comercial, assim como no revestimento de paredes, tectos, bancadas, muros, pilares, o que a sua imaginação e criatividade mandar.

  • ORIGINALIDADE

    Devido ao processo de fabrico e cozedura, completamente artesanal, os ladrilhos têm suaves variações de tonalidade e acabamento, criando um efeito muito agradável em qualquer chão ou outra aplicação. Não há dois ladrilhos em terracota exactamente iguais. Por isso ainda não foi possível fabricar um produto industrial capaz de substituir este material.

  • DURABILIDADE E RESISTÊNCIA

    Já os antigos Romanos sabiam das vantagens da terracota em termos de longevidade e essa característica não se perdeu ao longo da História. Efectivamente, a terracota é resistente à luz solar, mantendo a sua cor inalterada com o passar dos anos, mesmo em locais de grande exposição solar. É resistente ao choque e às mudanças de temperatura. Os ladrilhos cerâmicos são inclusive à prova de fogo, ao contrário de pavimentos como a madeira, pedra e outros de origem sintética.

  • ANTI-DERRAPANTE

    Muito útil em rampas, escadas, perto de piscinas ou em pisos frequentados por idosos, crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência motora.

  • FLEXIBILIDADE NO DESIGN E TAMANHOS

    Há uma variedade de tamanhos: 15×15 cm, 20×20 cm, 25×25 cm, 30×30 cm, 30×15 cm, Octogonal, Hexagonal, etc. Pode até ser possível encomendar uma medida ou formato diferente, de forma a obter um pavimento completamente original, à medida de cada cliente. Para além disso são infinitas as combinações que podem ser feitas entre os diferentes tipos de terracota.

  • FÁCIL REPARAÇÃO

    Embora a cerâmica seja resistente, há ainda assim a hipótese de se danificar. Quando isso acontece, a sua reparação é muito fácil e simples: basta remover as peças estragadas, limpar e voltar a pôr as novas. Evitando remover um sector completo por causa de um pequeno arranjo como no caso da maioria dos pavimentos. É importante não esquecer que quando se faz um chão novo, deve ficar com algumas peças para usar em futuras reparações ou alterações.

  • INVESTIMENTO FUTURO

    Enquanto a maioria dos pavimentos, por muito modernos que sejam, ficam obsoletos em termos estéticos com o passar dos anos, a terracota por ser um material clássico e natural acaba por se tornar intemporal. Isto é muito importante, pois contraria a actual tendência para a desvalorização dos imóveis.

  • NATURAL E ECOLÓGICO

    A terracota manual ou tijoleira é feita com uma única matéria prima: o barro ou argila, algo natural e ecológico com excelentes propriedades. Durante milénios os alimentos foram cozinhados e servidos em recipientes de barro. A argila é também utilizada para fins medicinais e em inúmeros tratamentos estéticos. Desta forma não corre o risco de alergias por parte dos materiais utilizados na construção e decoração da sua casa.

    Por que não ter o chão da sua casa feito deste material que nos tem acompanhado ao longo de toda a nossa História?