Decoração Rústica

decoração Quando construímos uma casa ou fazemos a sua remodelação, a decoração deve ser sempre pensada desde o inicio da obra. No caso das moradias tradicionais/clássicas, não é só a arquitectura que importa, sendo fundamental complementa-la com móveis rústicos e outros acessórios capazes de criar o ambiente que se deseja. Uma casa rústica deve ser confortável e funcional, proporcionando-nos momentos de paz e relax e sendo por isso a escolha certa para ferias ou habitação permanente. A nossa casa diz muito sobre nós e a decoração é reflexo da nossa personalidade materializada no nosso espaço do quotidiano.

A decoração de casas é uma tarefa algo difícil. Deste modo,  para que não tenha problemas quer na construção quer na decoração da mesma deve ficar atento a todos os detalhes, tentando sempre encontrar  idéias de decoração originais, de modo a não ser simplesmente mais uma casa, como tantas outras. A forma mais fácil de fazer as coisas é através de um profissional de decoração, contudo, os bons decoradores são muito caros e nem todos temos  condições para pagar tanto dinheiro. Assim, com um pouco de pesquisa e criatividade, podemos conseguir o mesmo resultado e ainda aprender um pouco sobre o assunto.

Aqui vamos dar-lhe algumas dicas e ideias para facilitar o seu trabalho, seja a nivel da construção ou remodelação da casa, ou a nivel da sua decoração, já depois da obra terminada. Factores importantes na escolha da decoração certa são: cores, móveis, elementos decorativos, iluminação etc. Tudo deve estar de acordo a arquitectura da casa e aquilo que deseja que seja o resultado final . Também é muito importante a escolha dos materiais de construção a utilizar: pavimentos, telhado, revestimentos, etc.

Quando chega a hora de mobilar a casa, tem duas opções: utilizar móveis antigos, bem conservados ou restaurados, ou então optar por móveis novos tipo rústico. Na primeira opção tem a vantagem de adquirir móveis genuinos e com eles um pouco de historia. Em casas de campo, a decoração deve estar de acordo com o meio ambiente que a envolve: materiais e decoração devem estar relacionadas com o meio que rodeia a casa.

A iluminação também é muito importante para criar ambientes agradáveis. A decoração rústica permite uma grande variedade de escolha em candeeiros e apliques para iluminação, proporcionando uma sensação agradável a quem se encontra no espaço iluminado. Os candeeiros podem assumir muitas formas, mas idealize sempre um candeeiro feito a partir de materiais tradicionais como o tecido, ferro, madeira ou terracota.

Para manter o espírito decorativo rústico, os quartos devem ser decorados com madeira ou eventualmente com ferro forjado. Os tecidos naturais também se enquadram muito bem neste tipo de decoração. Os cortinados das casas típicas não necessitam ser extravagantes, devendo ser feitos a partir de tecidos e varões simples, de modo a conseguir um efeito final elegante e contextualizado. Os cortinados podem assumir muitas formas e cores, o que determina a escolha é o seu gosto pessoal. Mantas, carpetes e soalho nos quartos são imagem de marca em casas rústicas. Poltronas e pousa pés proporcionam um conforto acrescido.

É possível usar uma cómoda antiga para criar um móvel de lavatório, removendo a parte de cima e colocando um tampo á medida que poderá ser de madeira, pedra natural ou até vidro. Fica ao seu critério. A utilização de rodas antigas para criar uma mesa de centro é uma ideia original e perfeitamente enquadrada no conceito da decoração rústica. Usando um pé de madeira e tampo em vidro, o resultado é muito bom.

As lareiras são uma das imagens de marca das casas rústicas, sendo uma salamandra também uma boa solução. O ideal é ter por perto sofás ou puf´s, pois quanto maior for o conforto perto da lareira, mais tempo irá desejar passar junto dela. Coxins para as cadeiras de vime são uma boa solução de conforto: pode usar tecidos de várias cores. Guarde sempre um pequeno espaço para a lenha.O conforto proporcionado por uma lareira natural apela a longas horas de conversa pela noite fora nos dias frios de inverno.

Uma cozinha tradicional pode proporcionar todo o conforto de uma cozinha moderna, basta que tenha os utensílios certos. As bancadas de cozinha ganham nova dimensão neste tipo de decoração e é frequente ver muitos utensílios pendurados ao longo das paredes. As canecas penduradas por dentro e por baixo dos moveis suspensos tornam a decoração mais rústica ainda. Criar uma bancada de cozinha neste tipo de casa é fácil, basta idealizar e construir com materiais dentro do contexto: pode jogar com bancos altos para criar um espaço agradável para beber algo ou ate mesmo para estar com os amigos mais chegados, aproveitando algum tempo junto dos mesmos enquanto desfruta da sua casa.

decoração A particularidade da decoração  é mesmo utilizar tudo o que nos rodeia: Por vezes as são as peças mais simples que se salientam. Eis algumas soluções criativas com efeitos bem conseguidos: Cestos, pipas, bancos e cabides de madeira são fáceis de arranjar e sem dúvida dão charme á decoração de uma casa.

A decoração rústica pode ser uma fonte de inspiração até para as construções mais modernas. Decorar uma casa rústica para além de divertido ajuda-nos a aproximar-mos mais das nossas origens. Estas casas são ideais para quem procura o fresco do verão e o aconchego do inverno: as casas feitas em pedra e terracota têm esta particularidade.

Os próprios degraus podem ser adornados com tapeçarias ou forro de carpete, excelente para quem adora andar descalço por casa. Não se preocupe se o seu filho mais pequeno anda descalço, com os tapetes é pouco provável ele se constipe. Em superfícies demasiado polidas é aconselhado colocar por baixo dos tapetes anti derrapante, desta forma não corre o risco do tapete fugir debaixo dos seus pés.

Outro dos componentes interessantes de uma casa rústica é o jardim, pois poucas são as habitações citadinas com um jardim em harmonia com a natureza. Utilize bancos de madeira, pendure um baloiço numa árvore, faça bancos em pedra ou utilize troncos de árvores para criar bancos e cadeiras, etc. Até as madeiras mais irregulares ganham vida depois de tratadas.

 Em suma, utilize tudo o que há ao seu redor e lembre-se que uma casa rústica é tudo aquilo que uma casa de cidade não pode ser.