Porquê a Telha em Barro?

Numa pesquisa sobre telhas em barro levada a cabo por promotores imobiliários, arquitectos, construtores e empreiteiros de telhados, 99% concordaram que as telhas de barro melhoraram o ambiente, sendo a escolha ideal para quem pretende uma construção sustentável. A escolha de uma telha em barro irá afectar tanto o carácter como o valor da sua casa.

Resistência e durabilidade:

As telhas de barro Santa Catarina oferecem resistência e durabilidade superiores a outras coberturas. Existem vários exemplos de telhados com telhas de barro que ainda estão de pé e em bom estado depois de séculos e sem manutenção.

Cor:

A estética e jogo de cores que se conseguem com as telhas de barro são inigualáveis. A grande variedade de cores naturais que se obtêm com a cozedura do barro pode ser imitada, mas nunca reproduzida com corantes artificiais, cuja durabilidade não é garantida. As cores conseguidas através da cozedura resistem ao passar dos anos e com a idade ainda vão melhorar e ganhar personalidade.

Versatilidade:

A pequena dimensão da Telha Santa Catarina dá ao arquitecto a possibilidade de projectar telhados com grande criatividade. Telhas de grande formato simplesmente não oferecem essa flexibilidade, limitando muito mais as opções arquitectónicas.

Património:

Os telhados com telhas de barro constituem uma parte importante do património arquitectónico de Portugal. Arquitectos e construtores interessados em preservar as características arquitectónicas tradicionais do nosso país privilegiam o uso da telha Canudo não só na recuperação e remodelação de construções antigas como também em edifícios novos.

Sustentabilidade:

As telhas canudo de barro são um produto duradouro, a longevidade da argila significa que as matérias-primas e energia utilizadas na sua produção são compensadas ao longo de toda a vida da cobertura, o que no caso da maioria dos telhados de telha de barro, é de vários séculos.

Lembre-se:

A beleza das cores naturais da argila é inigualável.

Telhas de barro perduram e melhoram com a idade. As cores artificiais das telhas de betão vão desaparecendo ao longo dos anos (basta olhar para coberturas de betão com 20 ou 30 anos de idade e comparar com os telhados com telhas de barro).