Telha Santa Catarina

A Telha de Canudo Santa Catarina é uma telha típica, sendo a escolha ideal para recuperação de coberturas, ampliações, construções de novos edifícios de habitação ou empreendimentos de qualidade, proporcionando uma estética rústica e tradicional.

Produzida a partir de matéria-prima seleccionada, esta Telha é feita com os melhores barros da região, permitindo uma interessante gama de soluções de cobertura, de acordo com as especificidades de cada telhado. Além disso, a telha Santa Catarina combina na perfeição com os nossos pavimentos de terracota, uma vez que ambos os produtos são feitos a partir da mesma pasta. A Telha Santa Catarina pode inclusive ser combinada com telhas antigas na execução dos telhados, conseguindo assim um efeito muito interessante em casas com arquitectura mais tradicional. É o que acontece em muitas casas situadas em zonas de luxo na região do Algarve: Quinta do Lago, Vale de Lobo, Pinheiros Altos, Vilamoura, etc. A telha de canudo não é uma telha de encaixe. Trata-se de uma telha muito simples, que devido exactamente a essa simplicidade obriga a especiais atenções na aplicação. Normalmente, a telha de canudo é aplicada com uma inclinação de cerca de 30% sobre uma sub-telha ou sobre uma lage inclinada, devidamente isolada. Desta forma, a cobertura fica completamente protegida da chuva e humidades.

No entanto , a aplicação da telha deve respeitar alguns aspectos: A aplicação inicia-se pelas telhas inferiores (canais); A colocação das capas é efectuada segundo o esquema apresentado na figura seguinte: aplicação das telhas da direita para a esquerda e de baixo para cima. Este é o modo mais adequado de colocar as telhas, permitindo ligeiros ajustes e ao mesmo tempo perceber como se irá desenvolver a cobertura.

A aplicação da telha desta forma facilita o alinhamento das várias fiadas, á medida que se vai progredindo nos trabalhos. As argamassas são utilizadas para fixar algumas peças no telhado, sendo tão importante a forma como se preparam como a forma como se aplicam. Devem usar-se argamassas fracas, preparadas da seguinte forma: por cada m3 de areia seca usar: • 250 – 350 Kg de cal hidráulica ou • 150 Kg de cimento e 175 – 225 Kg de cal hidráulica

PesoComprimento médio Largura parte estreita Largura parte larga Telhas/ m²
1,6 kg415 mm150 mm170 mmAprox. 30

Telha Antiga – A Telha Santa Catarina passadas algumas décadas

Também fornecemos telhas antigas, com um aspecto mais rústico, resultante do passar dos anos. O ideal para quem pretende reconstruir casas ou montes antigos ou simplesmente dar um aspecto rústico á sua casa.